O desenvolvedor Python é um profissional que ganhou destaque no mercado de trabalho nos últimos anos.
Em geral, para exercer a profissão, é preciso fazer uma graduação na área de TI, entre elas podemos destacar o curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Então, se você quer saber mais sobre esse curso, a carreira deste profissional, o salário desenvolvedor Phyton, continue acompanhando esse texto.
Primeiramente, você precisa entender o conceito e para que serve python.
Podemos dizer que Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte.
Por se tratar de uma linguagem de sintaxe considerada simples e de fácil compreensão, ganhou popularidade entre profissionais da área de tecnologia.
Um dos exemplos linguagem python é para automatizar tarefas, mas ele também permite coletar, organizar e salvar informações de páginas na internet; construir um site ou app; criar jogos; monitorar redes sociais; rodar algoritmos de machine learning; criar aplicações de inteligência artificial (IA), dentre outros.
Um desenvolvedor Python deve ter aptidão para a área de exatas, já que estatística e matemática são muito utilizadas em seu trabalho. Além disso, ele deve atencioso e muito analítico.
Para crescer na carreira, o profissional precisa desenvolver habilidades interpessoais, como inteligência emocional e sociabilidade.
Dentro das empresas, o desenvolvedor Python pode desempenhar diversas funções. Esse profissional pode atuar com bancos de dados e fluxos de informações, na criação de códigos e utilizando frameworks para análise de informações.
O desenvolvedor Python precisa também atuar no desenvolvimento de websites, resolução de problemas de análise de dados, melhoria da segurança e proteção dos dados e saber escrever códigos eficientes.
Em relação aos cargos ocupados por esse profissional, podemos destacar:
Para finalizar, se você quer saber quanto ganha o Desenvolvedor Python, a notícia é boa. A média salarial deste trabalhador é de R$5.500.
O primeiro passo para seguir nessa carreira, é conquistar um certificado de qualificação profissional em desenvolvimento em aplicações python.
Dentro do curso de Análises e Desenvolvimento de Sistemas existe essa certificação. Ela é composta pelos módulos 1A e 1B, com uma carga de 490 horas. Ao finalizar esses módulos, o aluno já pode atuar como Programador ou Desenvolvedor Python.
Então, se você quer mais informações sobre esse curso, confira o tópico abaixo.
A área de Tecnologia da Informação está entre as mais promissoras do mercado de trabalho atual. Dessa forma, é importante que o aluno interessado em seguir nessa área, entenda o que é Tecnologia em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, afinal, esse é um segmento que pode render uma carreira promissora.
Dessa forma, podemos dizer que a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como o próprio nome já sugere, em analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação. Sendo assim, os profissionais responsáveis geram softwares que são executados em hardwares e operados por diversos usuários.
O profissional formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conclui a graduação sendo apto a implantar, projetar, testar e gerenciar sistemas e recursos que envolvam Hardware e Software.
Dessa forma, em sua rotina de trabalho, o profissional desenvolve atividades como a elaboração de manuais, análise de dados, desenho e construção de sistema computacionais, assim como, solução de problemas variados.
Para isso, durante os quatro semestres da graduação, o aluno terá acesso a matérias como: Cybersecurity; Integração Computacional de Hardware e Software; Gestão Ágil de Projetos de Softwares; Desenvolvimento de Soluções com Python; Direitos Humanos e Relações Sociais; Desenvolvimento Web; Cloud Computing; Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (LOT); Engenharia de Software; Modelagem De Banco De Dados; Programação Mobile; Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos; e muitas outras disciplinas essenciais para a função.
Por ser uma profissão em alta, após concluir a graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, existem diversas possibilidades de atuação. Como, por exemplo, o desenvolvimento de softwares, em que o profissional atua em busca de soluções para as demandas de usuários e empresas. Porém, como já mencionamos anteriormente, é importante lembrar que esse trabalho passa por alguns processos importantes: levantamento de requisitos; análise de requisitos; desenho do projeto; implementação; testes; e implantação (quando o usuário recebe o software pronto para ser instalado).
O profissional também pode atuar na função DevOps, que é a pessoa que trabalha ao lado do desenvolvedor de software e do profissional de infraestrutura. Seu objetivo é realmente fazer uma ponte entre esses dois setores. Esse profissional também é responsável pela padronização dos sistemas, assim como, fazer as documentações exigidas e contribuir para o gerenciamento de novas versões. Outra atividade importante do DevOps é ajuda a simplificar os processos de produção, tornando as tarefas automáticas e as estruturas escaláveis.
A administração de redes também é outra possibilidade de atuação para esses profissionais. Nesse caso, o seu trabalho envolve a definição de quais redes são mais adequadas para um negócio; além de trabalhar a parte de hardware do processo; oferecer manutenção para garantir o bom funcionamento das redes; priorizar a segurança das informações envolvidas na rede; e ainda, verificar as possibilidades de expansão e atualização das redes.
Por fim, ainda há outros exemplos de possibilidades de trabalho no ramo da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas como: administrador de banco de dados, backend e arquiteto da informação.
Semestre 1
Semestre 2
Semestre 3
Semestre 4
Carga horária total do curso: 2000h