A área de TI, ou Tecnologia da Informação, segue sendo ano após ano um dos principais alvos de escolha de quem deseja iniciar a busca por um diploma de graduação. Muito dessa grande procura se deve muito ao fato de o mercado de trabalho ser bastante aquecido para profissionais desse segmento, e também devido aos excelentes salários que esses cargos costumam oferecer. Dentro dela, um curso em especial tem chamado bastante atenção devido ao alto número de matrículas: Gestão da Tecnologia da Informação.
Entre as principais funções de quem se forma em um curso de Gestão de Tecnologia da Informação podemos destacar o gerenciamento de atividades e provimento de soluções através de recursos computacionais, tendo como objetivo facilitar a obtenção, armazenagem e acesso de informações para o uso diário dos funcionários da empresa. Resumindo, essa é a área da TI responsável por cuidar das informações, desenvolver projetos e alinhá-los aos recursos e objetivos da corporação.
Os técnicos da informação adquirem ainda, no decorrer da graduação, habilidades que os tornam aptos a desenvolver e programar aplicativos. Graças a eles ficou mais fácil pedir um lanche, chamar o carro ou táxi, fazer compras online, pagar contas ou realizar vários outros serviços no internet banking, conversar com parentes e amigos distantes através de mensagens instantâneas de texto ou chamada de vídeo, e uma série de outras comodidades sem as quais não sabemos mais viver.
O curso de Gestão da Tecnologia da Informação tem duração mínima de 24 meses, e sua grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas:
1º Semestre
2º Semestre
3º Semestre
4º Semestre
Como foi possível conferir, a maior parcela das disciplinas que compõem o curso são voltadas especificamente para a atuação como tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, porém, há ainda disciplinas como Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável, e Língua Brasileira de Sinais – Libras, que também serão de grande utilidade não apenas ao ingressar no mercado de trabalho, mas para a vida.
Um ponto importante que deve ser informado é que, além de precisar garantir notas suficientemente boas para ser aprovado em cada uma dessas matérias, quem faz a faculdade de Gestão de Tecnologia da Informação a distância precisa também realizar projetos integradores no segundo e no quarto períodos.
Como já havíamos mencionado no início do texto, o mercado de trabalho para aqueles que conquistam o diploma no curso Gestão da Tecnologia da Informação é bastante generoso. Agora é hora de falarmos um pouco mais sobre quais cargos esses profissionais podem assumir, média salarial, entre outros aspectos.
Atualmente, as principais funções oferecidas pelas empresas, e que também têm sido alvo maior de busca por parte dos profissionais, são: Assistente em Qualidade e Segurança da Informação; Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação; Consultor em Sistemas de Informação; Gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação; Gerente de Operação de Tecnologia da Informação; Gerente de Desenvolvimento de Sistemas; Gerente de Produção de Tecnologia da Informação; Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação; Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação; Gerente de Segurança de Tecnologia da Informação; Gerente de Redes; e Gerente de Programação de Sistemas.
Quando se trata de Gestão da Tecnologia da Informação é importante destacar que não existe um conselho que regulamenta a profissão, mas algumas convenções coletivas estabelecem que o piso do tecnólogo ultrapassa os R$ 4,1 mil para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.
Claro, essas convenções tendem a mudar de acordo com a região na qual o profissional atua. Porém, ainda assim, se levarmos em conta o padrão brasileiro, as cifras são muito boas.
Confira as médias salariais dos profissionais que atuam nessa área com base nos principais níveis:
É interessante ressaltar ainda que, com o passar dos anos e conforme mais experiência for adquirida, esses vencimento podem ficar ainda maiores. Pesquisas recentes mostram que, por exemplo, o salário médio de um Diretor de TI no país passa dos R$ 15,3 mil.
Um diploma de Gestão da Tecnologia da Informação EAD dá ainda aos seus portadores a possibilidade de participar de concursos públicos, concorrendo a uma série de vagas oferecidas nos mais diferentes órgãos, podendo ser em Prefeituras ou Câmaras Municipais, passando por Institutos e Universidades Federais, chegando até a órgãos de âmbito nacional, como Bancos, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal, Petrobras, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e diversos outros.
Matriculando-se na graduação em Gestão da Tecnologia da Informação oferecido pelo EAD Plus Santa Cruz, é você quem escolhe o material didático com o qual irá estudar, podendo ser livros impressos, videoaulas em DVD’s ou ainda esses mesmos conteúdos em suas versões online. E poderá ainda optar se, em relação aos livros físicos, prefere que eles sejam consignados (emprestados) ou que sejam seus.
Seja material físico ou digital, sempre haverá a certeza de que aquilo que você leu ou assistiu é exatamente o mesmo que será cobrado na prova. Portanto, basta estudar que o diploma é garantido.
Além disso, seu poder de escolha também te dará o direito de optar pelo tempo de duração no qual quer terminar o curso, e claro, o valor que melhor se encaixa à sua situação para pagar as mensalidades.
A realidade é uma só, ao se matricular e iniciar sua faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação com o EAD UniSantaCruz, você terá todo o necessário para, ao concluir os estudos, já sair pronto para ingressar no mercado de trabalho.
Parabéns por ter escolhido Gestão da Tecnologia da Informação! E parabéns também por ter optado pela melhor modalidade de ensino para te levar ao sonhado diploma! Pode ter certeza que isso fará de você um dos melhores profissionais da área.