BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
13 de junho de 2022

O que é necessário para programar em Python?

Como você já pôde ver em outras postagens aqui mesmo no blog do EAD Plus Santa Cruz, o Desenvolvedor Python é um profissional que segue tendo enorme destaque atualmente no mercado de trabalho por ser considerado fundamental no cotidiano das empresas. Preparamos mais um artigo especial falando a respeito do assunto, mas dessa vez para contar o que é necessário para iniciar a caminhada na programação.

Em geral, para exercer a profissão, é preciso fazer uma graduação na área de TI, dentre as quais podemos destacar a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sobre a qual, claro, também falaremos no decorrer do texto, onde será possível não apenas aprender sobre linguagem Python, como uma série de outras coisas que terão extrema importância na carreira.

Para começar, não custa nada reforçar um pouco a respeito do conceito e de para que serve Python, dessa forma todas as demais explicações se tornarão mais simples de serem compreendidas.

O que é Python?

Podemos dizer que Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte.

Por se tratar de uma linguagem de sintaxe considerada simples e de fácil compreensão, ganhou popularidade entre profissionais da área de tecnologia.

Uma resposta resumida para explicar o que é Python, é dizer que trata-se de uma linguagem utilizada para automatizar tarefas, mas que também permite coletar, organizar e salvar informações de páginas na internet; construir um site ou aplicativo; criar jogos; monitorar redes sociais; rodar algoritmos de machine learning; criar aplicações de inteligência artificial (IA), dentre outros.

Perfil do Desenvolvedor Python

Quem deseja trabalhar com programação em Python deve ter aptidão para a área de exatas, já que estatística e matemática serão muito utilizadas não apenas no decorrer do curso, como em todo o decorrer da profissão. Além disso, é necessário destacar que esse profissional deve ser bastante atencioso e muito analítico.

Para crescer na carreira, é importante ainda que ele tenha capacidade de desenvolver habilidades interpessoais, como inteligência emocional e sociabilidade.

Essas são algumas das principais características que devem possuir aqueles que se perguntam o que é preciso para ser um Programador Python.

Qual a função de um Desenvolvedor Python?

Dentro das empresas, o desenvolvedor Python pode desempenhar diversas funções. Esse profissional pode atuar com bancos de dados e fluxos de informações, na criação de códigos e utilizando frameworks para análise de informações.

Quem conquistar um certificado de qualificação profissional em Desenvolvimento em Aplicações Python precisa também atuar no desenvolvimento de websites, resolução de  problemas de análise de dados, melhoria da segurança e proteção dos dados e  saber escrever códigos eficientes.

É importante destacar que são vários os exemplos de linguagem Python, que claro, serão vistos no decorrer do curso.

Em relação aos cargos ocupados por esse profissional, podemos destacar:

  • Engenheiro de Software
  • Cientista de Dados
  • Especialista em Inteligência Artificial
  • Desenvolvedor de jogos.

Para finalizar, claro que não deixaríamos de falar sobre um dos aspectos que costuma ser decisivo na hora de escolher uma profissão: o salário. No caso de programadores em Python a notícia é excelente, uma vez que a média inicial gira em torno dos R$ 6 mil.

O que é Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A área de Tecnologia da Informação está entre as mais promissoras do mercado de trabalho atual. Dessa forma, é importante que o aluno interessado em segui-la conheça alguns dos cursos que mais chamam atenção dentro mesma, como é o caso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, afinal, esse é um segmento que pode render uma carreira promissora.

Dessa forma, podemos dizer que, como o próprio nome já sugere, consiste em analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação. E claro, como havíamos mencionado no início do post, essa graduação é uma das que respondem a pergunta sobre como conseguir certificação Pythonportanto, convém levá-la em consideração na hora de realizar sua matrícula.

O que faz e quais as áreas de atuação de quem se forma em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O profissional formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conclui a graduação sendo apto a implantar, projetar, testar e gerenciar sistemas e recursos que envolvam hardware e software. Dessa forma, em sua rotina de trabalho, desenvolverá atividades como a elaboração de manuais, análise de dados, desenho e construção de sistema computacionais, assim como, solução de problemas variados.

Por ser uma profissão em alta, após concluir a graduação, existem diversas possibilidades de atuação. Como, por exemplo, o desenvolvimento de softwares, em que o profissional atua em busca de soluções para as demandas de usuários e empresas. Porém, como já mencionamos anteriormente, é importante lembrar que esse trabalho passa por alguns processos importantes: levantamento de requisitos; análise de requisitos; desenho do projeto; implementação; testes; e implantação (quando o usuário recebe o software pronto para ser instalado).

O profissional também pode atuar na função DevOps, que é a pessoa que trabalha ao lado do desenvolvedor de software e do profissional de infraestrutura. Seu objetivo é realmente fazer uma ponte entre esses dois setores. Esse profissional também é responsável pela padronização dos sistemas, assim como, fazer as documentações exigidas e contribuir para o gerenciamento de novas versões. Outra atividade importante do DevOps é ajuda a simplificar os processos de produção, tornando as tarefas automáticas e as estruturas escaláveis.

A administração de redes também é outra possibilidade de atuação para esses profissionais. Nesse caso, o seu trabalho envolve a definição de quais redes são mais adequadas para um negócio; além de trabalhar a parte de hardware do processo; oferecer manutenção para garantir o bom funcionamento das redes; priorizar a segurança das informações envolvidas na rede; e ainda, verificar as possibilidades de expansão e atualização das redes.

Por fim, ainda há outros exemplos de possibilidades de trabalho no ramo da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas como: administrador de banco de dados, backend e arquiteto da informação.

Grade curricular da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

Quando se trata dessa área, a modalidade que tem sido mais escolhida pelos novos matriculados é o EAD, onde o curso tem duração mínima de 24 meses. A carga horária total é de 2.000 mil horas, divididas em 80 horas dedicadas às Atividades Curriculares de Extensão (ACE), 120 horas para Atividades Práticas e Complementares (APC), e 30 horas para a realização de Atividades Integradoras.

E claro, não podemos esquecer as 1.770 horas restantes da faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, que são totalmente destinadas ao aprendizado das disciplinas que deixarão o aluno apto a ingressar no mercado de trabalho. Abaixo listamos, semestre por semestre, cada uma delas:

1º Semestre

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
  • Cybersecurity
  • Integração Computacional de Hardware e Software
  • Gestão Ágil de Projetos de Softwares
  • Desenvolvimento de Soluções com Python
  • Direitos Humanos e Relações Sociais

2º Semestre

  • Desenvolvimento Web
  • Cloud Computing
  • Sistemas Operacionais e Internet das Coisas (LOT)
  • Engenharia de Software
  • Projeto Web
  • Educação Ambiental

3º Semestre

  • Programação Mobile
  • Devops
  • Modelagem de Banco de Dados
  • Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos
  • Projeto Mobile
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras

4º Semestre

  • Governança de TI e Direito Cibernético
  • Digital Business e Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital e Tecnologias Exponenciais
  • Programação de Alta Performance
  • Desenvolvimento de Startups

Como você pôde observar, a grande maioria das disciplinas são voltadas especificamente para terem seus conhecimentos aplicados em atuação na área, mas há ainda matérias como Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável; Direitos Humanos e Relações Sociais; Educação Ambiental; e Língua Brasileira de Sinais – Libras, que também serão de grande utilidade para ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, ao final de cada módulo, os alunos vão acumulando certificações para desenvolvedores nos mais diversos nichos, entre eles, claro, uma equivalente a que seria conquistada em um curso de Python.

Esperamos tê-lo ajudado a saber um pouco mais sobre esse assunto e a tomar a decisão que pode mudar sua carreira profissional, agora que você já sabe o que é necessário para programar em Python, e mais do que isso, a como conquistar sua certificação Python.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.