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Publicado por
UniSantaCruz
20 de outubro de 2022

Saiba qual o custo para criar uma startup

É comum o estigma de que abrir uma startup gera pouco custo, não exige formalidade e responsabilidade, porém, na prática, é o oposto. Para dar certo, qualquer modelo de negócio deve ser criado a partir de um bom planejamento.

Veja como montar uma startup

O entusiasmo gerado pela característica da startup de crescer exponencialmente deixa de lado uma realidade inicial deste e de qualquer outro modelo de negócio: os custos. Criar uma startup especificamente significa investir em uma ideia que, mesmo validada, pode não dar certo. Ou seja, envolve muitos desafios e dúvidas.

Para diminuir esse cenário de incerteza, é necessário levantar informações sobre custos relacionados à abertura de uma empresa. Assim é possível projetar valores e se preparar melhor.

O que é uma startup?

Startup é o nome que se dá a empresa que busca crescer de forma agressiva. Ela cria produtos ou serviços inovadores com objetivo de solucionar uma dor específica, ou inova ideias já existentes no mercado.

Na maioria dos casos, as startups adotam a tecnologia digital em seu modelo de negócio, mas isso não é lei. Outro aspecto importante de uma startup é que ela opera em um mercado de alto risco, e seus idealizadores buscam investimento externo para seu desenvolvimento.

Características de uma startup

O modelo de negócio startup possui características diferentes de uma empresa tradicional. Isso porque, ela é criada em pilares de escalabilidade, replicabilidade e inovação.

Escalabilidade

Esta base diz respeito à necessidade da startup crescer rapidamente. Esse desenvolvimento, quase sempre, é pautado em algumas características predominantes:

  • Menor quantidade de recursos possível (financeiro, de mão de obra e de local);
  • Tecnologia para a automatização de processos;
  • Criar um negócio que possa ser entregue em grande escala;
  • Ter uma visão de negócio centralizada na experiência do cliente.

Replicabilidade

A possibilidade de o produto ou serviço ser replicado em outras áreas da sociedade também é uma característica inerente ao modelo de negócio. É comum ver empresas adaptarem tecnologias de outros setores para criarem outras soluções, ou mesmo novos públicos.

A Uber é um exemplo disso. No início do seu negócio, ela focava no transporte de passageiros. Atualmente, existe o Uber Eats, solução para a entrega de comidas.

Inovação

Outra característica da startup é a inovação. Esse pilar diferencia a startup das demais alternativas do mercado, e das grandes empresas já consolidadas.

As exigências legais de uma empresa

Os trâmites para a abertura de uma startup são os mesmos de uma empresa comum. Logo, há diferentes exigências que devem ser cumpridas para tirar o plano do papel. E são fatores decisórios ao se pensar em custos.

As etapas desse processo são:

  • Definição do tamanho da empresa;
  • Definição do tipo societário;
  • Definição do formato de tributação.

Além dessa documentação básica, são necessários documentos constitutivos da empresa, como: IPTU do imóvel onde será a sede, documentos pessoais dos sócios e mais.

Como montar uma startup

Quanto custa abrir uma startup?

Os custos para a abertura de uma empresa no modelo startup variam muito, pois dependem do órgão competente. Na capital de São Paulo, por exemplo, a taxa para registro da empresa na Junta Comercial é de aproximadamente R$440,00. Já no Rio de Janeiro esse valor pode chegar a até R$1.500,00.

Esses custos referem-se aos trâmites iniciais, há outros gastos a se considerar, como a criação de uma marca, a compra de softwares e equipamentos, registro de patentes, contratação de freelancers, desenvolvimento de aplicativo, entre outros.

Ou seja, há diversas variáveis que podem impactar na redução ou no aumento do valor da abertura de uma startup.

Como a UniSanta Cruz pode te ajudar

A UniSanta Cruz está atenta às movimentações do mercado, e sabe que empreender é uma das tendências atuais. É exatamente por isso que vários cursos de graduação na área de TI têm a matéria “Desenvolvimento de Startup”.

É uma disciplina voltada para o público que deseja empreender e, já no ambiente acadêmico, quer se preparar para isso. Nela são abordados aspectos essenciais da parte de idealização, validação e execução do plano de negócio.

Outros cursos têm a Certificação de Qualificação Profissional em Empreendedorismo Digital, que prepara os acadêmicos para desenvolver um negócio nativo digital, ou seja, criado e implementado no ambiente digital.

Gostou? Vem conhecer as opções de cursos na área de TI na modalidade EAD.

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