Curso de graduaÇÃo a distância (EAD) HISTÓRIA (LICENCIATURA)
EAD Plus UniSantaCruz - TUDO O QUE OS OUTROS OFERECEM E MUITO MAIS!
FAÇA O MELHOR INVESTIMENTO EM VOCÊ COM O EAD PLUS!
Este curso tem taxa de adesão no mesmo valor da mensalidade. Os valores podem sofrer alteração sem prévio aviso e serão reajustados anualmente de acordo com índices legais. Consulte condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material.
Metodologia
-
Os livros são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial. -
Com livros , videoaula e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado. -
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Sistema de Avaliações EAD Plus
O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.
encontro presencial
O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário.
Conheça o material didático
AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.
VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES
Viviane - Curso de HISTÓRIA - 06/12/2024
Luisa - Curso de HISTÓRIA - 12/11/2024
Jessica - Curso de HISTÓRIA - 29/10/2024
Eduardo - Curso de HISTÓRIA - 22/10/2024
Alex - Curso de HISTÓRIA - 15/10/2024
Elisangela - Curso de HISTÓRIA - 08/10/2024
Tamyris - Curso de HISTÓRIA - 01/10/2024
Janyne - Curso de HISTÓRIA - 24/09/2024
Camila - Curso de HISTÓRIA - 17/09/2024
Teresinha - Curso de HISTÓRIA - 22/08/2024
Andréia - Curso de HISTÓRIA - 09/09/2024
Teresinha - Curso de HISTÓRIA - 22/08/2024
Edenilton - Curso de HISTÓRIA - 21/08/2024
Silmara - Curso de HISTÓRIA - 21/08/2024
Jose - Curso de HISTÓRIA - 16/08/2024
O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?
-
Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
-
Cópia simples do CPF;
-
Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
GRADE CURRICULAR
Semestre 1
Módulo 1 A
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR | 45h |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 30h |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 45h |
Módulo 1 B
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60h |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS | 60h |
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS | 30h |
ATIVIDADE FORMATIVA I | 50h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - I | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - I | 20h |
Semestre 2
Módulo 2 A
TEORIA DA HISTÓRIA | 45h |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60h |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 45h |
Módulo 2 B
HISTÓRIA ANTIGA | 60h |
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60h |
DIDÁTICA | 60h |
ATIVIDADE FORMATIVA II | 50h |
ATIVIDADE INTEGRADORA I | 15h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - II | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - II | 20h |
Semestre 3
Módulo 3 A
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60h |
HISTÓRIA MEDIEVAL | 60h |
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60h |
Módulo 3 B
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 60h |
HISTÓRIA MODERNA | 60h |
OPTATIVA I | 20h |
ATIVIDADE FORMATIVA III | 50h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - III | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - III | 20h |
Semestre 4
Módulo 4 A
HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE E CONTEMPORÂNEA | 45h |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60h |
HISTÓRIA DO BRASIL: DO INÍCIO DA COLONIZAÇÃO ÀS CONJURAÇÕES | 45h |
Módulo 4 B
TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO | 30h |
HISTÓRIA DA ARTE | 45h |
HISTÓRIA DO BRASIL: DOS TEMPOS DO ILUMINISMO À INDEPENDÊNCIA | 45h |
ATIVIDADE FORMATIVA IV | 50h |
ATIVIDADE INTEGRADORA II | 15h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - IV | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - IV | 20h |
Semestre 5
Módulo 5 A
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | 60h |
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE | 60h |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA | 60h |
Módulo 5 B
HISTÓRIA DO BRASIL: DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA AO GOLPE DE 1930 | 45h |
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL NO BRASIL | 45h |
OPTATIVA II | 20h |
ATIVIDADE FORMATIVA V | 50h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - V | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - V | 20h |
Semestre 6
Módulo 6 A
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO | 60h |
DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 30h |
HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO | 45h |
Módulo 6 B
ARQUIVOLOGIA E MUSEOLOGIA | 45h |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 60h |
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO | 45h |
ATIVIDADE FORMATIVA VI | 50h |
ATIVIDADE INTEGRADORA III | 15h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VI | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VI | 20h |
Semestre 7
Módulo 7 A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I | 200h |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 45h |
Módulo 7 B
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS | 45h |
TÓPICOS ESPECIAIS | 30h |
OPTATIVA III | 20h |
ATIVIDADE FORMATIVA VII | 50h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VII | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VII | 20h |
Semestre 8
Módulo 8 A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR II | 200h |
GESTÃO EDUCACIONAL | 45h |
Módulo 8 B
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC | 40h |
ATIVIDADE FORMATIVA VIII | 50h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VIII | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VIII | 20h |
IMAGEM E CULTURA VISUAL | 45h |
Carga horária total do curso: | 3200h |
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
OBJETIVOS DO CURSO
O curso de Licenciatura em História na modalidade a distância tem como objetivo formar professores de História para atuar no Ensino Fundamental dos Anos Finais e para o Ensino Médio, além de fomentar o desenvolvimento de pesquisa e produção de conhecimento nas regiões onde o curso for desenvolvido.
Na organização didático-pedagógica foram considerados:
. A articulação entre a teoria e prática;
. A integração dos conhecimentos adquiridos nos sentidos transversal e longitudinal;
. O planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas compatibilizadas com as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos alunos.
Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o profissional de História como pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.
O curso de Licenciatura em História a distância do EaD Premium Unifacvest, está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).
Objetivos Específicos
* Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias;
*Articular os conteúdos dos seis núcleos de ensino de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;
* Formar um profissional apto a conhecer, dominar e adequar os conteúdos básicos (da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos) necessários à leitura da realidade social;
* Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;
* Sensibilizar os educadores a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, do Ensino Fundamental nos anos finais e Ensino Médio e pós Médio profissionalizante.
* Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;
* Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;
BASE LEGAL
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
Em consonância às necessidades profissionais e sociais, bem como de acordo com o proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais vigente, buscar-se-á ao licenciado/a em História atuar no magistério para ministrar a disciplina de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
O Centro Universitário Facvest/Unifacvest visa obter uma formação fundamentada na concepção sociocrítica de educador, com domínio e compreensão da realidade e com uma consciência que permita interferir na realidade escolar e transformá-la tendo a docência como base. Visamos formar um profissional que, além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostas pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação é proporcionada pelo exercício da profissão, seja capaz de possuir as seguintes competências:
- Integração dos conteúdos teórico-práticos;
- Concepção do papel do professor/a como mediador no processo de aprendizagem;
- Análise, crítica, seleção, criação e elaboração de material didático para o ensino;
- Compreensão da importância da formação continuada no processo de construção do conhecimento;
- Habilidade na adaptação de situações do cotidiano ao conteúdo ensinado;
- Consciência para o papel do ser humano como elemento transformador da natureza e sociedade, priorizando as escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio. Atua também em órgãos de fomento ao turismo, de defesa do patrimônio histórico e artístico, museus e centros culturais.
- Compreensão ampla e consistente do processo educativo, formal e não formal;
- Capacidade de formular e encaminhar soluções de problemas educacionais;
- Capacidade de articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional;
- Capacidade de articular ensino e pesquisa com atividades de extensão;
- Capacidade de desenvolver metodologias adequadas às necessidades educativas atuais;
- Atitude ética na atuação profissional;
- Capacidade de atuar no planejamento das diferentes ações da prática educativa;
- Capacidade de gerir e coordenar ações técnicas e administrativas no campo da educação formal e não formal;
- Capacidade de compreender a avaliação como processo educativo tanto no âmbito do rendimento escolar, quanto institucional;
- Capacidade de atuar criativamente no âmbito educacional;
- Capacidade de atuação docente com enfrentamento de problemas de aprendizagem de forma interdisciplinar;
- Capacidade de elaborar e implementar projetos de natureza pedagógica e de defesa do patrimônio histórico e artístico, museus e centros culturais;
- Capacidade de análise dos conteúdos curriculares da educação básica;
Ainda, o Licenciado em História a distância do Centro Universitário Facvest-Unifacvest deverá ser um profissional que possui consistência em sua base teórica, articulada à investigação, envolvendo práticas educativas, com ênfase em conhecimentos específicos, devendo contemplar as seguintes dimensões:
- Compreensão da função social da escola;
- Domínios dos conteúdos curriculares da Educação Básica;
- Domínio do conhecimento pedagógico;
- Domínio dos processos de investigação;
- Domínio da prática docente.
o que eu preciso para acessar o curso no computador?
-
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;
-
Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);
-
Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;
-
Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;
-
Processador 2.33GHz ou superior;
-
Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;
-
Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;
-
HD com 30Gb livres;
-
Monitor com resolução 1024x768 pixels.