Curso de graduaÇÃo a distância (EAD) HISTÓRIA (LICENCIATURA)

EAD Plus UniSantaCruz - TUDO O QUE OS OUTROS OFERECEM E MUITO MAIS!
FAÇA O MELHOR INVESTIMENTO EM VOCÊ COM O EAD PLUS!

Duração
Livros + Plataforma Online Nesta modalidade você recebe um livro exclusivo para cada disciplina.
Plataforma OnlineOs livros digitais (PDF) e as videoaulas online estarão disponíveis em seu ambiente de estudos.
 
48 meses
Livros + Plataforma Online Nesta modalidade você recebe um livro exclusivo para cada disciplina.
1 + 48x de R$ 194,00 mensais
Plataforma Online Os livros digitais (PDF) e as videoaulas online estarão disponíveis em seu ambiente de estudos.
1 + 48x de R$ 174,00 mensais

Este curso tem taxa de adesão no mesmo valor da mensalidade. Os valores podem sofrer alteração sem prévio aviso e serão reajustados anualmente de acordo com índices legais. Consulte condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material.

Metodologia

  • Os livros são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
    Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
  • Com livros , videoaula e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
    Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
  • Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
    Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.

Sistema de Avaliações EAD Plus

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final de cada módulo.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

As aulas são bem explicadas e o material é muto bom.

Viviane - Curso de HISTÓRIA - 06/12/2024

O material e curso são excelentes, os professores são bem esclarecedores, linguagem acessível para assimilar.

Luisa - Curso de HISTÓRIA - 12/11/2024

Estou amando tenho muitos elogios porque estou aprendendo muito aqui! Não vejo a hora de concluir meu curso

Jessica - Curso de HISTÓRIA - 29/10/2024

Parabéns conteúdos muito bem elaborados e de fácil entendimento.

Eduardo - Curso de HISTÓRIA - 22/10/2024

Disciplina e material sensacional. Orgulho em ser SANTA CRUZ

Alex - Curso de HISTÓRIA - 15/10/2024

Material muito interessante e proveitoso. Todos os vídeos e tópicos abordados foram de grande importância.

Elisangela - Curso de HISTÓRIA - 08/10/2024

Ótimo qualidade de conteúdo com clareza e atenção. Excelente o atendimento !!!!!

Tamyris - Curso de HISTÓRIA - 01/10/2024

Tudo maravilhoso, aulas, professores.

Janyne - Curso de HISTÓRIA - 24/09/2024

Gostei Muito!

Camila - Curso de HISTÓRIA - 17/09/2024

Fiz duas pós eu vou fazer mais uma, muito bom, as aulas, material didático, atendimento eu recomendo.

Teresinha - Curso de HISTÓRIA - 22/08/2024

Ótimo conteúdo, fácil compreensão. Parabéns!

Andréia - Curso de HISTÓRIA - 09/09/2024

Acabei o curso, muito satisfeita, recomendo.

Teresinha - Curso de HISTÓRIA - 22/08/2024

Parabéns, estou satisfeito.

Edenilton - Curso de HISTÓRIA - 21/08/2024

Os matérias didáticos são ótimos parabéns!

Silmara - Curso de HISTÓRIA - 21/08/2024

Estou finalizando o Curso, gostei muito da plataforma, do material impresso e virtual, as aulas online vídeo são excelentes, a disponibilidade de apoio é excelente. Pretendo continuar estudante na Ead Santacruz.

Jose - Curso de HISTÓRIA - 16/08/2024

Deixe seu depoimento

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

GRADE CURRICULAR

Semestre 1

Módulo 1 A

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR 45h
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 30h
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 45h

Módulo 1 B

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 60h
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 60h
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS 30h
ATIVIDADE FORMATIVA I 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - I 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - I 20h

Semestre 2

Módulo 2 A

TEORIA DA HISTÓRIA 45h
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60h
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 45h

Módulo 2 B

HISTÓRIA ANTIGA 60h
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
DIDÁTICA 60h
ATIVIDADE FORMATIVA II 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA I 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - II 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - II 20h

Semestre 3

Módulo 3 A

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h
HISTÓRIA MEDIEVAL 60h
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h

Módulo 3 B

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 60h
HISTÓRIA MODERNA 60h
OPTATIVA I 20h
ATIVIDADE FORMATIVA III 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - III 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - III 20h

Semestre 4

Módulo 4 A

HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE E CONTEMPORÂNEA 45h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
HISTÓRIA DO BRASIL: DO INÍCIO DA COLONIZAÇÃO ÀS CONJURAÇÕES 45h

Módulo 4 B

TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO 30h
HISTÓRIA DA ARTE 45h
HISTÓRIA DO BRASIL: DOS TEMPOS DO ILUMINISMO À INDEPENDÊNCIA 45h
ATIVIDADE FORMATIVA IV 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA II 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - IV 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - IV 20h

Semestre 5

Módulo 5 A

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 60h
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE 60h
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA 60h

Módulo 5 B

HISTÓRIA DO BRASIL: DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA AO GOLPE DE 1930 45h
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL NO BRASIL 45h
OPTATIVA II 20h
ATIVIDADE FORMATIVA V 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - V 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - V 20h

Semestre 6

Módulo 6 A

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO 60h
DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 30h
HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO 45h

Módulo 6 B

ARQUIVOLOGIA E MUSEOLOGIA 45h
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 60h
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 45h
ATIVIDADE FORMATIVA VI 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA III 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VI 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VI 20h

Semestre 7

Módulo 7 A

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I 200h
TECNOLOGIA EDUCACIONAL 45h

Módulo 7 B

HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS 45h
TÓPICOS ESPECIAIS 30h
OPTATIVA III 20h
ATIVIDADE FORMATIVA VII 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VII 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VII 20h

Semestre 8

Módulo 8 A

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR II 200h
GESTÃO EDUCACIONAL 45h

Módulo 8 B

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 40h
ATIVIDADE FORMATIVA VIII 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - VIII 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - VIII 20h
IMAGEM E CULTURA VISUAL 45h
Carga horária total do curso: 3200h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Licenciatura em História na modalidade a distância tem como objetivo formar professores de História para atuar no Ensino Fundamental dos Anos Finais e para o Ensino Médio, além de fomentar o desenvolvimento de pesquisa e produção de conhecimento nas regiões onde o curso for desenvolvido.

Na organização didático-pedagógica foram considerados:

 

.  A articulação entre a teoria e prática;

.  A integração dos conhecimentos adquiridos nos sentidos transversal e longitudinal;

 . O planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas compatibilizadas com as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos alunos.

 

Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o profissional de História como pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.

O curso de Licenciatura em História a distância do EaD Premium Unifacvest, está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).

 

Objetivos Específicos

 

* Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias;

 

*Articular os conteúdos dos seis núcleos de ensino de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;

 

* Formar um profissional apto a conhecer, dominar e adequar os conteúdos básicos (da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos) necessários à leitura da realidade social;

 

* Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;

 

* Sensibilizar os educadores a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, do Ensino Fundamental nos anos finais e Ensino Médio e pós Médio profissionalizante.

 

* Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;

* Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;

 

BASE LEGAL

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em consonância às necessidades profissionais e sociais, bem como de acordo com o proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais vigente, buscar-se-á ao licenciado/a em História atuar no magistério para ministrar a disciplina de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

O Centro Universitário Facvest/Unifacvest visa obter uma formação fundamentada na concepção sociocrítica de educador, com domínio e compreensão da realidade e com uma consciência que permita interferir na realidade escolar e transformá-la tendo a docência como base. Visamos formar um profissional que, além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostas pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação é proporcionada pelo exercício da profissão, seja capaz de possuir as seguintes competências:

  • Integração dos conteúdos teórico-práticos;
  • Concepção do papel do professor/a como mediador no processo de aprendizagem;
  • Análise, crítica, seleção, criação e elaboração de material didático para o ensino;
  • Compreensão da importância da formação continuada no processo de construção do conhecimento;
  • Habilidade na adaptação de situações do cotidiano ao conteúdo ensinado;
  • Consciência para o papel do ser humano como elemento transformador da natureza e sociedade, priorizando as escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio. Atua também em órgãos de fomento ao turismo, de defesa do patrimônio histórico e artístico, museus e centros culturais.
  • Compreensão ampla e consistente do processo educativo, formal e não formal;
  • Capacidade de formular e encaminhar soluções de problemas educacionais;
  • Capacidade de articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional;
  • Capacidade de articular ensino e pesquisa com atividades de extensão;
  • Capacidade de desenvolver metodologias adequadas às necessidades educativas atuais;
  • Atitude ética na atuação profissional;
  • Capacidade de atuar no planejamento das diferentes ações da prática educativa;
  • Capacidade de gerir e coordenar ações técnicas e administrativas no campo da educação formal e não formal;
  • Capacidade de compreender a avaliação como processo educativo tanto no âmbito do rendimento escolar, quanto institucional;
  • Capacidade de atuar criativamente no âmbito educacional;
  • Capacidade de atuação docente com enfrentamento de problemas de aprendizagem de forma interdisciplinar;
  • Capacidade de elaborar e implementar projetos de natureza pedagógica e de defesa do patrimônio histórico e artístico, museus e centros culturais;
  • Capacidade de análise dos conteúdos curriculares da educação básica;

Ainda, o Licenciado em História a distância do Centro Universitário Facvest-Unifacvest deverá ser um profissional que possui consistência em sua base teórica, articulada à investigação, envolvendo práticas educativas, com ênfase em conhecimentos específicos, devendo contemplar as seguintes dimensões:

  • Compreensão da função social da escola;
  • Domínios dos conteúdos curriculares da Educação Básica;
  • Domínio do conhecimento pedagógico;
  • Domínio dos processos de investigação;
  • Domínio da prática docente.

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Gostou do nosso curso? Compartilhe com seus amigos no facebook.
Compartilhar